Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: LAINC
Início do conteúdo da página

LAINC

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 16h48 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 16h52 | Acessos: 621

Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá – LAINC/FACE/UNIFESSPA se define como um núcleo de estudos, pesquisas e extensão, e neste sentido, possibilita a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão enquanto tripé da definição de universidade.

LAINC/FACE/UNIFESSPA é a objetivação da proposta de vivência de campo enquanto diferencial do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, oportunizando aos alunos e alunas a experimentação do conhecimento apropriado e acumulado na sala de aula.

LAINC/FACE/UNIFESSPA é fruto do esforço conjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas – FAPESPA, aparado em um convênio realizado desde 2016.

LAINC/FACE/UNIFESSPA está sob a Coordenação Acadêmica do Prof. MsC José Stênio Gonzaga de Souza e a Coordenação Administrativa do Prof. Dr. Dyeggo Rocha Guedes, além da participação de 15 (quinze) bolsistas, discentes dos Cursos de Economia, Agronomia e Ciências Sociais.

LAINC/FACE/UNIFESSPA, conforme acordado no convênio, para além da realização de pesquisa de campo, no sentido de acompanhar e mensurar o comportamento dos preços no mercado de consumo local, gera os indicadores “IPC/Marabá” enquanto expressão quantitativa da Inflação, e “Custo da Cesta Básica de Consumo Familiar”, referência para avaliação do custo de vida da população local.

Os produtos – ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR e CUSTO DA CBCF – são editados e disponibilizados mensalmente na forma de boletins técnicos até o décimo dia útil do mês seguinte ao da coleta de preços, através da mídia local e do site oficial LAINC.

A proposta do LAINC/FACE/UNIFESSPA é gerar conhecimento no sentido da criação de informações cruciais para uma agenda de políticas públicas com foco no controle de preços e melhoria no poder de compra da população de baixa renda, considerando que o público alvo se constitui de famílias com rendimento nominal mensal de 1 (um) até 5 (cinco) salários mínimos residentes na área urbana de Marabá.

Por outro lado, a expectativa do LAINC/FACE/UNIFESSPA é de disponibilizar informações econômicas no sentido da otimização na gestão do orçamento familiar quanto as decisões de gastos de consumo da família.

No dia 12 de dezembro de 2017, como publicado no site Correio e na Página Oficial da UNIFESSPA, foram divulgados os primeiros resultados das pesquisas de preços e medição da Inflação em Marabá.

Fim do conteúdo da página