Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: LACAM
Início do conteúdo da página

LACAM

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 16h49 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 16h51 | Acessos: 4137

Laboratório de Contas Regionais da Amazônia - LACAM, criado no ano de 2019, dá nome a um coletivo de pesquisadores, professores e estudantes, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, que viabilizam análises e pesquisas voltadas à compreensão do cenário econômico e social da região amazônica do Brasil. Suas atividades atualmente estão articuladas para executar os objetivos de pesquisa definidos no Projeto intitulado “Matriz Insumo-produto inter-regional do Sul e Sudeste do Pará”, firmado em outubro de 2019 a partir de um acordo de cooperação entre a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa - FAPESPA e a UNIFESSPA.

O Prof. Dr. Giliad Sousa Silva da Faculdade de Ciências Econômicas - FACE é o Coordenador Geral do laboratório e o Prof. Dr. Lucas Rodrigues da Faculdade de Ciências Econômicas - FACE é o Coordenador Adjunto. Em suma, o laboratório é marcado por seu caráter interdisciplinar, sendo composto por doscentes e discentes dos Cursos de Ciencias Econômicas - FACE e Sistemas da Informação - FACEEL, e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia - PPGPAM, pela FACE em nível de Mestrado Acadêmico.

De forma direta as atividades estão voltadas a alcançar dois principais objetivos ao final da pesquisa que são a construção de uma conta integrada a partir da ótica dos setores produtivos entre os anos de 2016 e 2019, ou mais conhecida como Tabela de Recursos e Usos (TRU) e finalmente a construção de uma Matriz Insumo-Produto do Sudeste Paraense do ano de 2019 para identificar relações produtivas setoriais. Esta última se apresenta como carro chefe de toda a pesquisa executada.

O objeto da pesquisa é bastante complexo e exige contribuições de várias áreas de estudo que se busca contemplar a partir da composição diversa dos seus pesquisadores. Algumas importantes atividades foram voltadas a formação técnica a partir de pesquisadores que já fizeram elaborações semelhantes a partir do IBGE assim como técnicos da própria FAPESPA, que visaram tanto um amadurecimento da compreensão teórica, mas também quanto às dificuldades no levantamento e processamento de dados.

De forma um pouco mais precisa quanto aos termos definidos no convênio firmado, os objetivos estão descritos para a elaboração de uma metodologia que viabilize a construção de uma Tabelas de Recursos e Usos “TRU’s” para o período de 2016 e 2019 e de uma matriz de insumo-produto “MIP” para o Sul e Sudeste do Pará no ano de 2019. Alicerçado em um sistema inter-regional de insumo-produto desenhado pelo método “Tabela e Usos e Produção Inter-regionais” (TUPI) desenvolvido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS/USP).

Fim do conteúdo da página