Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: LAINC
Início do conteúdo da página

LAINC

Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 10h44 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 16h06 | Acessos: 357

O Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá - LAINC, é um importante núcleo de estudos e pesquisas conduzido por professores e estudantes da FACE,e que tem como meta o acompanhamento permanente dos principais índices de preços de bens e serviços no Município de Marabá, em conformidade com os padrões nacionais e internacionais de índices de preços ao consumidor. A pesquisa é firmada e financiada por meio de convêncio entre a FUNDAÇÃO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA  e a UNIFESSPA. O principal responsável na UNIFESSPA pela condução dos trabalho é o Professor ME. JOSÉ STÊNIO GONZAGA DE SOUZA que coordena as atividades desenvolvidas no âmbito do LAINC, através do auxílio de estudantes vinculados à iniciação ciêntífica e ao curso de Graduação em Ciências Econômicas da UNIFESSPA.

No último dia 12 de dezembro de 2017 como foi publicado no site Correio e na Página Oficial da UNIFESSPA foram divulgados os primeiros resultados das pesquisas de preços na cidade.

Através desta página, os pesquisadores do LAINC divulgarão em primeira mão os resultados da análise de comportamento dos preços na cidade de Marabá.

A pesquisa tem foco em objetivos bem direcionados e visa funcionar como um importante subsídio às políticas públicas de planejamento, políticas econômicas voltadas ao controle de preços e distribuição de renda, políticas sociais dedicadas à compreensão do consumo e orçamento familiar e primordial ao empoderamento da sociedade civil. Alguns dos Objetivos Específicos são:

  • Alocar, na UNIFESSPA, os recursos humanos, físicos, técnicos e financeiros necessários à implantação no Lainc- Marabá.
  • Alocar, na FAPESPA, os recursos humanos, físicos, técnicos e financeiros necessários ao acompanhamento das atividades desenvolvidas no Lainc-Marabá.
  • Executar o treinamento dos recursos humanos envolvidos.
  • Monitorar os preços de bens e serviços no Município de Marabá, conforme os padrões nacionais e internacionais de índices de preços ao consumidor.
  • Divulgar mensalmente os resultados obtidos do monitoramento de preços de bens e serviços.
  • Divulgar mensalmente os resultados da Cesta Básica Regional.
  • Elaborar os relatórios anuais do Custo de Vida do Município de Marabá.
  • Elaborar os relatórios de Pesquisas de Origem dos Produtos.
  • Apresentar as metodologias utilizadas no monitoramento dos preços e dos critérios adotados para sua divulgação.

    RESPONSÁVEIS:

  • FAPESPA

  • DIRETOR-PRESIDENTE

    Prof. Dr. Eduardo José Monteiro da Costa

    DIRETORIA DE ESTATÍSTICA E DE TECNOLOGIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

    Maria Glaucia Pacheco Moreira

    COORDENADORIA DE ESTATÍSTICA ECONÔMICA E CONTAS REGIONAIS

    José Dias de Carvalho Zurutuza

    EQUIPE EXECUTORA

    José Stenio Gonzaga de Souza – Coordenador Lainc-MBA/UNIFESSPA

    Antônia Larissa Alves Oliveira - Secretaria

    Fernando Nogueira - Secretaria

    Pesquisadores de campo (BOLSISTAS E AUXILIARES LAINC-MBA)

    Araquém de Oliveira Faria Junior, Emílio Campos Mendes, Eclair Vitoria Santos de Souza, Marcos Henrique Alves da Silva, Maria do Socorro Sobrinho, Nailma Silva Santos,Rithielly Lira Sousa, Rowan Lucas Veras de Souza, Rubens Bacelar da Silva, Vinícius do Nascimento Botelho, Ygor Ruas Batista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página